Terra, fogo, água e ar: um mix de charme em um projeto de tirar o fôlego

Michael Zanghelini dá dicas de como inserir os quatro elementos da natureza em seu projeto

Um lar confortável e acolhedor promove diferentes sensações. E elas são elevadas à milésima potência quando há a ilustre presença dos quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. No projeto Casa na Floresta, de Michael Zanghelini para a CASACOR SC, todos eles foram cuidadosamente inseridos para inundar o visitante de sentimentos.

Em primeiro lugar, a casa parece brotar de dentro da terra – seus níveis dão a sensação de que a construção está emergindo do terreno. “A ideia era colocar a natureza enquanto mãe, a geradora. Buscamos mostrar o poder da terra como agregador”, diz o profissional.

Por estar à beira-mar, o contato com a areia da praia também é primordial para que o elemento se faça presente no projeto. “O jardim está conectado ao mar e à areia”, ressalta Michael.

E é justamente na área verde que o barulhinho das cascatas anuncia a presença da água. O elemento garante fluidez, relaxamento e transparência, além de ajudar na integração com a natureza. Entre o dormitório e a cozinha também há fontes que reforçam essas tão valiosas sensações.

O fogo, por sua vez, pode ser encontrado na lareira externa. A praça de fogo é um cantinho perfeito para descansar e contemplar o verde ao redor. “A arquitetura está em completa comunhão com a paisagem”, comenta. No living, há também as lareiras a gás, que fazem o ambiente ser totalmente agregador.

Outro ponto alto da casa é o fato de ter sido planejada para a contemplação de dois momentos especiais do dia: o nascer e o pôr do sol. É mais um pouco do elemento fogo dizendo a que veio!

Por fim, o ar adentra pelas aberturas estrategicamente planejadas pelo profissional, tornando a morada fresca e conectada com a natureza ao redor. 

Não há nada mais especial do que fazer esse convite para os quatro elementos estarem presentes em nosso dia a dia! A boa arquitetura agradece.

Inserindo os 4 elementos na casa

Tirando como base o projeto de Michael, é possível tirar algumas lições importantes de como trabalhar tais elementos dentro de casa:

  1. Aproveitar os desníveis do terreno para inserir a casa no meio ambiente.
  2. Ter grandes aberturas de vidro para convidar a natureza a entrar.
  3. Aproveitar e valorizar a paisagem existente.
  4. Eleger cantinhos especiais para o nascer e o pôr do sol.
  5. Inserir o barulhinho da água para garantir relaxamento.
  6. O fogo aquece – e na área externa ganha um charme especial
Compartilhe!