Reflexões sobre segregação racial e discriminação sexual são alguns dos temas presentes na obra “A Cor Púrpura.” Para o último encontro do ano do Clube do Livro NK, os participantes escolheram a obra de Alice Walker, que apresenta na personagem Celie uma realidade dura e emocionante. “Inevitavelmente, um livro impactante, que conta verdades absurdamente difíceis, por vezes, inacreditáveis. Alice Walker nos aproxima da realidade e da pobreza dos negros no sul dos Estados Uindos do começo do século XX”, diz a jornalista e curadora do Clube do Livro, Adriana Krauss.
A obra foi lançada originalmente em 1982 e, no ano seguinte, venceu o prêmio Pulitzer. Para a curadora do Clube do Livro, Alice consegue fazer uma aproximação entre o leitor e a personagem principal, ao descrever detalhes duros do cotidiano usando uma linguagem extremamente coloquial. “Celie, a protagonista, lembra uma amiga íntima contando os seus segredos. Chorei por ela, fiquei indignada, inconformada, torci pelo reencontro que tanto sonhava. Como ela conseguia suportar estar viva? A ‘Cor Púrpura’ é um livro simples, porém, de uma profundidade e uma violência que nos marcam. Como dizia o professor e crítico literário, C. S. Lewis, ao ler assumo outros EUs, vivo outras vidas. Confesso, foi tenebroso imaginar-se na pele de Celie, mas recomendo que todos leiam este clássico porque ele desperta reflexões assustadoramente atuais”, conclui Adriana Krauss.
O encontro será nesta quarta-feira, dia 13, no Neumarkt Shopping, às 19h. O Clube do Livro NK conta com a crítica literária de Adriana Krauss, curadora do clube, e análise de outros críticos. Em seguida, os participantes apresentam opiniões e seguem com os debates sobre a obra. Para fechar o ano de 2024 com chave de ouro, as pessoas que participaram de todos os encontros receberão um brinde especial.
Deixe um comentário
You must be Logado para publicar um comentário.