Empresa catarinense de tecnologia celebra 29 anos de atuação

Manter-se atuante e relevante em um mercado que coleciona altos, baixos e revoluções não é tarefa simples. Por este motivo, a Quick Soft, empresa catarinense de tecnologia da área financeira, celebra 29 anos de existência neste mês de abril olhando para o futuro. 

À medida que a Quick Soft comemora suas quase três décadas de pioneirismo e excelência tecnológica, a empresa não apenas reflete sobre suas conquistas passadas, mas também traça um horizonte visionário para os próximos anos. Nesta jornada de inovação contínua, a Quick Soft pretende não apenas consolidar sua posição como líder no mercado de soluções para gestão de recebíveis, mas também expandir suas fronteiras tecnológicas e redefinir padrões de excelência no setor.

Transformações

Ao longo destes 29 anos, a Quick Soft passou por um processo de transformação contínua, desde a origem como uma empresa de desenvolvimento sob medida até sua consolidação como líder no modelo de software como serviço (SaaS). Co-CEO da empresa, Rodrigo Eddine destaca que essa jornada foi marcada por mudanças estratégicas que mantiveram a organização alinhada com as demandas do mercado, sempre priorizando a entrega de tecnologia superior e soluções inovadoras para seus clientes.

“Toda essa trajetória está refletida nos nossos valores que evoluíram ao longo de três décadas e hoje se consolidam em cinco principais: Integridade Inabalável, Excelência nos Mínimos Detalhes, Evolução Incessante, Dados e Decisões, e Colaboração das Trincheiras. Esses valores norteiam as soluções da Quick Soft e modelam o nosso jeito de ser e atuar: não fazemos negócios em zonas cinzentas, tomamos decisões baseadas em dados, buscamos inovação constante e temos um time integrado e parceiro do cliente”, declara.

Quick Soft, localizada em Blumenau e especializada no desenvolvimento de sistemas para gestão de recebíveis, festeja bom momento marcado por novas perspectivas. Divulgação

Além da conversão para o modelo SaaS na última década, a Quick Soft acumula outros marcos significativos no setor: a criação de soluções pioneiras como a duplicata digital para atender a instrução CVM 531, que revolucionou o mercado de FIDCs em 2013; a aquisição pela Tractus Capital e jornada de profissionalização a partir de 2022. Atualmente, a entrada no grupo de signatárias junto ao Banco Central para a criação da Duplicata Escritural é mais um ponto positivo na história da empresa, que tem sede em Blumenau (SC). Esses feitos não apenas demonstram a capacidade de inovação da empresa, mas também a contribuição para a modernização e eficiência do mercado financeiro do país.

A adaptação e evolução da Quick Soft frente aos desafios do setor também são evidentes, especialmente em um cenário onde talentos em tecnologia são cada vez mais escassos. A empresa investe constantemente na captação, formação e desenvolvimento de profissionais altamente qualificados, garantindo a entrega de soluções robustas e especializadas que impulsionam a eficiência e a competitividade de seus clientes.

De olho no futuro

Como líder de inovação, a Quick Soft não apenas se adapta às mudanças do mercado, mas também as antecipa, garantindo que seus clientes estejam sempre na vanguarda da tecnologia. Olhando para o futuro, a empresa traça planos ambiciosos. 

“Nosso objetivo é dobrar de tamanho a cada três anos, no mínimo. Algumas novidades importantes são a criação de novos produtos de dados e avaliação de riscos para nossos clientes, além de soluções baseadas em auto-serviço (product-led growth), o uso cada vez mais robusto de Inteligência Artificial nos processos de desenvolvimento, o que nos possibilita entregar mais valor e mais rápido para nossos clientes e a conclusão do processo que vai nos tornar uma IOSMF (Instituição Operadora de Sistemas do Mercado Financeiro) autorizada pelo Banco Central, o que nos posiciona como única empresa de Blumenau e região com este status”, destaca o Co-CEO Lucas Fiuza.

Sobre o cenário desafiador e dinâmico da Tecnologia da Informação no Brasil e no mundo, Fiuza complementa: “Acredito que ainda temos muitas oportunidades. Apesar de vivermos em um momento em que tudo acontece de forma acelerada, a Era da Informação ainda está em sua infância. A Revolução Industrial, por exemplo, ocorreu há mais de 300 anos, e muitas de suas formas de trabalho persistem até hoje. Para verdadeiramente extrair valor de novas metodologias, como Agile e DevOps, que existem há pouco mais de uma década, e da Inteligência Artificial Generativa, que é ainda mais recente, precisamos de uma mentalidade constante de curiosidade e abertura ao novo, mas sem nunca perder o viés prático: qual é o verdadeiro retorno que esta mudança vai trazer?”. 

Com esta mentalidade, a Quick Soft demonstra saber que para evoluir é preciso olhar além e transformar o que já é novo em algo maior, mais rápido e mais inovador. As empresas que hoje desenham o futuro, como as desenvolvedoras de software, e pretendem manter o seu sucesso de longo prazo, precisam guiar-se por mentes que traçam planos de crescimento e o executam, como a Quick Soft tem feito há quase 30 anos.

Compartilhe!